19 junho 2013

Resenha: A Marca de Atena - Rick Riordan.




Onde comprar : Submarino ; Saraiva ; Book Depository (em inglês) ; Estante Virtual

Número de Páginas: 469

Autor: Rick Riordan.

Livro 3 da série Os Heróis do Olimpo.

Protagonistas: Percy Jackson, Annabeth Chase, Leo Valdez, Jason Grace, Piper Mclean, Hazel Levensque e Frank Zhang.

Editora: Intrínseca.


Estou boquiaberta até agora com esse livro. Realmente, é o melhor da série. Vou confessar que eu estava com as expectativas altas em cima do livro, mas não com a história, estava muito ansiosa para ler, mas não tinha uma noção do que a história iria passar. Mas vou dar uma dica... Esse é o livro da Annabeth. 

As vezes penso que Percy Jackson não é minha história favorita, porque pode ter livros com a história bem mais envolvente... Mas é diferente quando eu leio um livro do Rick, eu não sou só a leitora, eu faço parte do livro. Já aconteceu com vocês de sonhar com o livro que está lendo? Bom, comigo acontece, mas só com os livros que eu realmente gosto. Com Percy é inevitável sonhar, sonho até quando não estou lendo.

Percy Jackson e O Ladrão de Raios foi o primeiro livro grosso que eu li, então acho que significa alguma coisa a mais né. Percy Jackson sempre foi, e sempre será o semideus mais incrível que eu já conheci.

Bom, nessa série de livros, Os Heróis do Olimpo, retrata um pouco mais que apenas o Acampamento Meio-Sangue (que é o lugar para aonde semideuses gregos vão, geralmente no verão, para treinar, e também saem em missões.), e vão além. Em A marca de Atena, sete semideuses, gregos e romanos, vão em  busca das Portas da Morte, para fechá-las e Annabeth também sai em sua missão, para resgatar a dignidade de Minerva, nome de Atena em Roma. 

"Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronza fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz."
Eles conseguem finalmente chegar no Acampamento Júpiter, em que Percy está, e Annabeth não consegue esconder a ansiosidade de rever o namorado (que aliás era meu primeiro) e reza para que os novos "amigos" vejam que  vieram sem segundas intensões. 
"Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?"
"O maior medo de Annabeth, no entando, é que Percy tenha mudade. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar - no entando, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga"
Em A marca de Atena, os sete semideuses vão completar a proferia da série:

Sete meio-sangues responderão ao chamado
Em tempestade ou fogo o mundo terá acabado 
Um julgamento a manter com o alento final 
e inimigo com armas ás Portas da Morte afinal.

Além disso também, há a profecia do próprio livro, que será concluída no mesmo:

A filha da sabedoria caminha solitária
A marca de Atena por toda a Roma é incendiária
Gêmeos ceifaram do anjo a vida
Que detém a chave para a morte infinita
A ruína dos gigantes se apresente dourada e pálida
Conquistada por meio da dor de uma prisão tecida. 

Mas como saber o que significa? Rick dá uma dica para nós na contracapa do livro :
"-Há uma lenda antiga que os pretores do Acampamento Júpiter transmitem através dos séculos. Se for verdadeira, pode explicar por que nossos grupos nunca foram capazes de trabalhar juntos. Pode ser a causa de nossa animosidade. Até que essa questão antiga seja finalmente resolvida, assim diz a lenda, romanos e gregos nunca viverão em paz. E a lenda está centrada em Atena..."
Descobrimos depois, que essas palavras saem da boca de Reyna, pretora do Acampamento Júpiter. Bom, não posso falar mais NADA, já falei de mais.

"Narrada por quatro semideuses, A Marca de Atena é uma jornada inesquecível até Roma, recheada de importantes descobertas, sacrifícios surpreendentes e terrores indescritíveis. Suba a bordo do Argo II... se você tiver coragem." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário